top of page

PRODUÇÃO DO MERCADO INTERNO É TENDÊNCIA PARA O SETOR CALÇADISTA EM 2023

A desaceleração internacional e a inflação mundial desencadeada, principalmente, pela guerra no Leste Europeu e pelo retorno da China ao mercado global, são os fatores responsáveis pela projeção de uma queda na exportação da indústria calçadista. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABICAL), essa queda irá representar 5,7% no mercado externo. A entidade aponta também que, ainda com esse declínio, o coeficiente deve ser positivo, mas o mercado interno terá mais força no desempenho do setor durante este ano.





EUA É O PRINCIPAL DESTINO DE EXPORTAÇÃO

Os Estados Unidos seguem sendo o principal comprador do calçado brasileiro. De acordo com dados divulgados pela ABICAL, em janeiro foram enviados 1,26 milhões de pares, que somaram US$ 23,4 milhões. Na sequência estão Argentina, Espanha e França, respectivamente. (Fonte: https://www.abicalcados.com.br/)


SUSTENTABILIDADE CONQUISTA PAPEL IMPORTANTE NA INDÚSTRIA CALÇADISTA

O conceito de sustentabilidade vem ganhando força nas últimas décadas e a sua prática tem se tornado uma prioridade e um desafio para as indústrias. Diante de um novo perfil de consumidor, que vem transformando hábitos e estilo de vida visando um comportamento mais sustentável, unir sustentabilidade e negócios é uma tarefa fundamental atualmente. Na indústria calçadista, promover uma cadeia produtiva mais sustentável, através da destinação correta de resíduos e utilização de matéria prima com menor impacto ambiental é uma tendência forte do setor.

Conforme pesquisa realizada pela ABICAL em 2021, o setor calçadista brasileiro caminha a passos largos para ser cada vez mais sustentável, mas ainda existe um caminho a ser percorrido. O levantamento apresentado pela entidade aponta que 87% das empresas do setor têm um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos resíduos de forma completa ou parcial, 73% executam o controle de substâncias restritas e 48% consomem energias limpas, de fontes renováveis.

Com foco na sustentabilidade e na promoção de impacto ambiental positivo, a Greenway é a divisão de negócios sustentáveis da CYA, dedicada a fomentar e encontrar soluções para o uso de insumos e matérias-primas sustentáveis no segmento de polímeros, em substituição a produtos derivados do petróleo ou derivados de recursos escassos não renováveis. A companhia oferece estrutura com área de pesquisa e desenvolvimento, suporte técnico, armazenamento e logística, com distribuição e apresentação comercial para todo o Brasil.



285 visualizações

Comments


bottom of page