top of page

TENDÊNCIAS GLOBAIS PARA A INDÚSTRIA



Nas últimas décadas, o termo inovação ganhou força e relevância dentro das empresas e, especialmente, dentro das indústrias. Com o avanço da tecnologia, a necessidade de inovar vai ficando cada vez mais consolidada e atrelada ao crescimento dos negócios. Além disso, a busca por alta performance, maior capacidade produtiva e a otimização de resultados, também são objetivos diretamente ligados à inovação, tornando-se diferenciais competitivos de grande importância.


Nesse cenário, existem algumas tendências globais, que já estão sendo adotadas por grandes nomes do mercado mundial e que, nos próximos anos, se tornarão essenciais para a evolução da indústria.


FOCO EM ESG (Environmental, Social and Governance)


A indústria está se tornando cada vez mais preocupada com a sustentabilidade. Empresas buscam reduzir seu impacto ambiental, adotando práticas ecoeficientes, como o uso de energia renovável, a redução do desperdício e o desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis. O conceito por trás da sigla ESG está cada vez mais evidente nas indústrias, principalmente acerca dos critérios de governança. Essa é uma importante tendência, tendo em vista que as empresas têm mantido a preocupação em ter as práticas de ESG bem fundamentadas como critérios de definição se a marca é socialmente consciente, sustentável, e corretamente gerenciada. Tais fatores são determinantes no momento de avaliação e fechamento de negócios, que levam em conta as experiências dos outros.


IoT ( Internet of Things)


A Internet das coisas (IoT no original) tem se tornado um avanço cada vez mais normal no cenário industrial e o mercado indica um aumento dessa tendência nos próximos anos.


BIG DATA


Com o aumento da digitalização, a indústria está gerando grandes volumes de dados. A análise desses dados em tempo real permite identificar padrões, otimizar processos, prever falhas e tomar decisões mais informadas.


IA - Inteligência Artificial


A IA está se tornando uma parte integrante da indústria, possibilitando o desenvolvimento de sistemas mais inteligentes e autônomos. Algoritmos avançados de IA são usados para análise de dados, otimização de processos, tomada de decisões e manutenção preventiva.


CIBERSEGURANÇA


Com a conectividade crescente entre sistemas e dispositivos industriais, a cibersegurança se torna uma preocupação crucial. As empresas estão investindo em medidas de segurança avançadas para proteger suas redes e dados contra ameaças cibernéticas.

Saiba mais sobre como a CYA/Greenway pode ajudar na evolução da sua indústria, conheça todas as nossas soluções.


11 visualizações

Comments


bottom of page