top of page

BRASIL SERÁ SEDE DA COP-30, EM 2025



A COP - sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”) - é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Organizada pela cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP tem como objetivo reunir líderes de diversos países, organizações não governamentais (ONGs), cientistas, especialistas em clima e outros agentes da sociedade civil para discutir formas de desacelerar as mudanças climáticas e amenizar os impactos já causados.


A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, na Alemanha e, desde então, as COPs têm sido realizadas anualmente em diferentes países ao redor do mundo. Tendo como objetivo principal avaliar os impactos das mudanças climáticas e buscar soluções colaborativas, durante essas conferências, os participantes discutem e negociam acordos internacionais sobre medidas de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, adaptação aos impactos das mudanças climáticas, financiamento, transferência de tecnologia e outros assuntos relacionados.


Um dos resultados mais notáveis da COP foi a assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997, que estabeleceu metas obrigatórias de redução das emissões de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos. Posteriormente, na COP21, em 2015, na cidade de Paris, foi assinado o Acordo de Paris, um marco histórico com os objetivos de fortalecer a resposta à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos gerados por essa mudança.


Além das negociações formais, a COP também é um fórum para a realização de eventos paralelos, exposições, apresentações de pesquisas científicas e discussões sobre iniciativas climáticas. A sociedade civil desempenha um papel significativo nessas conferências, fornecendo perspectivas da sociedade, pressionando por ações mais ambiciosas e buscando responsabilidades dos governos. No geral, a COP é um mecanismo importante para a cooperação internacional no combate às mudanças climáticas, promovendo a colaboração global e a busca por soluções sustentáveis para lidar com um dos desafios mais urgentes e complexos enfrentados pela humanidade.


Recentemente, foi anunciado pela ONU que a cidade de Belém, no Pará, será sede da COP 30, que ocorrerá em 2025. O Brasil sediará a conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas pela primeira vez. A ocorrência, em solo brasileiro, do maior evento de discussão climática do planeta, será uma importante oportunidade para debater soluções com o intuito de conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.


Desde já, as indústrias podem repensar seus processos e torná-los mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental, substituindo insumos derivados do petróleo ou de fontes não renováveis por matérias-primas de origens renovável, reciclável, de economia circular e mais seguros.


Conte com as soluções da CYA/Greenway para promover um desenvolvimento sustentável na sua indústria.


394 visualizações

Comments


bottom of page